Novidades Jan/17

Nosso site chega à versão 1.4 🤗

Disponibilizado em 01/2017, diferente das outas 3 versões, que apenas corrigiam problemas pontuais, agora o negócio ficou sério…hehehehehehe.

Destacamos as principais melhorias:

  • Estréia do Blog e RSS
    O blog da Sens está no ar e com ele nosso RSS. O novo canal de comunicação, como todo o blog, é mais rápido e ágil. Nossos colaboradores podem postar de dispositivos móveis e até por email.
  • Site totalmente responsivo
    O site já era responsivo, ou seja, redimensionava automaticamente em dispositivos móveis ou computadores sem precisar de redirecionamento para uma versão específica. Aliás, deve ser o primeiro site de mídia em que cada alteração é testada antes em dispositivos móveis e depois em computadores. No entanto em telas de smartphones menores, aparecia um pequeno “overflow” na horizontal. Não comprometia a acessibilidade, mas era chatinho. Nesta versão isso foi corrigido.
  • Nova tipografia
    Mudamos as fontes do site, as oferecidas pelo CMS eram limitadas, não combinavam com a proposta do site e cansavam a leitura. As novas, Michroma, Orbitron e Titillium, combinam entre si, estão de acordo com a proposta, são harmônicas para leitura, têm tempo de carregamento controlado e o melhor: código aberto.
  • Diminuição dos badges
    Os badges são aqueles stickers da página inicial, que mostram links para os apps e sites de rádios, além dos apps da própria rádio. São importantes pois dão ao usuário, caso queira, a liberdade de entrar direto nos fluxos sem tem que entrar no site a todo instante, ou ouvir em seu app de rádio preferido. Mas eles estavam desproporcionalmente grandes em relação aos demais elementos do site. Isso foi corrigido.
  • Novo applet “No ar”
    Talvez a maior novidade do site: o novo applet  “No ar” que mostra do que está tocando ao vivo. Ele é complicado pois tivemos que sair do CMS e começar a programação PHP/JS do zero. Fora que o banco de dados do CMS é incompatível com o dos programas de gerenciamento da emissora. A solução foi criar o applet e hospedá-lo em um outro site, com outro servidor, e “chamá-lo” diretamente no código deste sem passar pelo CMS, através de um iframe. Deu certo!
  • Novo widget de “Playlist”
    O widget de Playlist também foi reformulado. A solução foi quase a mesma adotada para o “No ar”, no entanto o iframe aqui foi incorporado a uma página, passando pelo CMS.
  • Definição dos espaços dinâmicos
    O site agora tem 3 espaços dinâmicos: slider, conteúdo em destaque e posts da Sens. Os primeiros são facilmente atualizados no CMS com 2 ou 3 cliques pelos colaboradores e o de posts atualiza automaticamente a cada atualização.
  • Atualização automática dos widgets
    Queixa frequente dos usuários era que os widgets mencionados, que deveriam atualizar automaticamente a cada troca de música, não funcionavam. Esse problema foi resolvido e a cada troca de música a atualização é real time. Também havia um descompasso: quando a programação era de blocos musicais, essa informação não aparecia. Na versão 1.4 isso foi resolvido.
  • Integração das redes sociais
    Os posts do blog vão direto para nossa página do Medium, que também compartilha no nosso twitter e os tweets direto para nossa página no facebook. Assim, não há a necessidade de caçar a informação em uma rede específica. Deixamos também os ícones para essas redes mais leves e harmoniosas com o site.
  • Widget Accuweather
    A Sens começa como uma plataforma democrática, para todos os cantos do mundo. Por isso achamos necessário mostrar a esses ouvintes que não chegam diretamente pelo site, onde estamos, como está o tempo aqui e também o horário local. É uma forma de dizermos: “olá, sejam bem vindes ao nosso site e à nossa cidade!”

O que você achou das novidades? Dê sua opinião please. 


Also published on Medium.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *